10 de maio de 2019
Como já escrevemos em texto anterior, para se fazer uma construção com sucesso, é imprescindível começar com um bom projeto. Você pode gastar o mesmo dinheiro e obter resultados muito diferentes. Por isso, ao pensar a construção e os acabamentos, é melhor então investir em um bom projeto.
É importante relembrar o que já orientamos aqui, contrate um bom arquiteto. Ele saberá melhor do que ninguém projetar com tecnologia, ou seja, dimensionar os ambientes com as medidas ideais, com as alturas, aberturas, telhados, esquadrias, insolação, ventilação, e todos os demais detalhes que valorizarão sua construção da forma correta. E mais, vai deixar sua obra bonita, como você sonhou.
Certamente, com um bom projeto em mãos você pode contratar seu próprio arquiteto para detalhar os acabamentos finais. Dessa forma, pode definir que tipo de cerâmica usar nos pisos e paredes, quais louças, metais e granitos utilizar, quais tipos de portas e janelas, tipos de pinturas e tudo mais que faz parte dos acabamentos. Além disso, você também pode contratar um(a) Designer de interiores, que deve definir os mesmos itens anteriores e ainda detalhar todos os acabamentos para que o resultado final seja o esperado.
Igualmente, você deve contratar também os projetos complementares: Projetos estrutural, elétrico, telefonia, hidráulico, e se for o caso o de Prevenção de Incêndio e Pânico se sua obra for comercial ou industrial.
Mas lembre-se! Não é gasto, contratar profissionais é investimento. A experiência tem mostrado que muitas pessoas acreditando que sabem decorar, acabam gastando fortunas e o resultado fica a desejar, então não é melhor contratar profissionais?
Quem deve executar o projeto?
Focando agora na execução, o princípio é o mesmo, é fundamental contratar profissionais que realmente tenham experiência comprovada, que saibam ler e entender os projetos e que tenham funcionários que saibam executar sem desperdiçar. Além disso, que saibam seguir as premissas da boa engenharia.
Lembre-se: Quebrar o que está pronto é muito caro e retrabalho custa muito dinheiro. Por isso, planeje e tenha certeza do que quer realizar.
Somente contrate profissionais e empresas que tenham experiência e referências no mercado. É importante procurar o máximo de informações sobre as empresas e ou pessoas que executarão a obra, veja com seus próprios olhos as obras já realizadas, indague se ocorreram problemas, se os recolhimentos dos impostos foram realizados, se não houveram reclamações trabalhistas, etc.
Ao contratar exija o contrato escrito, assinado com duas testemunhas um cronograma físico financeiro. Não esqueça de acompanhar o “previsto X realizado” e em hipótese alguma adiante mais dinheiro do que o combinado, caso contrário poderá ter muitos dissabores.
Lembre-se:
“Tudo que é bem planejado tem mais chance de ter sucesso”.
“Na construção civil o tempo é o juiz”.
“Prefira contratar empresas construtoras, tem mais experiência, tem engenheiros responsáveis técnicos, tem mais responsabilidade”.
“Contratar uma construtora não fica mais caro. Nos resultados finais das obras a experiência tem demonstrado que os engenheiros conseguem racionalizar os custos através de bons planejamentos e tecnologias, evitando desperdícios e retrabalho”.